O meu percurso

Nesta altura, o mais importante é que compreendas que vais ser TU, com a ajuda da tua Equipa de Animação, que vais escolher o teu Percurso nos Caminheiros. 

Mas então, o que é o Percurso?

Percurso é a tua vivência na secção, o teu Progresso nas 4 etapas. No fundo, é um caminho que tu vais escolher para sentires que estás a evoluir, a crescer a todos os níveis... 

Falamos claro de te desenvolveres Fisicamente, Intelectualmente, Socialmente, Afetivamente, Espiritualmente e acima de tudo ao nível do teu Carácter. Estas são as 6 áreas de desenvolvimento.

Assim, deves escolher, para cada etapa, o mínimo de 2 objetivos por cada área de desenvolvimento.

Terás que gerir os objetivos pelas etapas, ao longo do teu percurso, de modo a que no final cumpras todos os objetivos propostos.

Nos quadros seguintes apresentamos-te os objetivos educativos finais, divididos pelas 6 áreas de desenvolvimento:


Físico

F1 Praticar atividade física que promova o desenvolvimento e manutenção da agilidade, flexibilidade e destreza de forma adequada à sua idade, capacidade e limitações.
F2 Conhecer e aceitar o desenvolvimento e amadurecimento do seu corpo com naturalidade.
F3 Conhecer as características fisiológicas do corpo masculino e feminino e a sua relação com o comportamento e necessidades individuais.
F4 Cultivar um estilo de vida saudável e equilibrado – alimentação, atividade física e repouso –, adaptado a cada fase do seu desenvolvimento.
F5 Cuidar e valorizar o seu corpo de acordo com os padrões de saúde, revelando aprumo.
F6 Identificar e evitar, na vida quotidiana, os comportamentos de risco relacionados com a segurança física e consumo de substâncias.


Afetivo

A1 Valorizar e demonstrar sensibilidade nas suas relações afetivas, de modo consequente com a opção de vida assumida.
A2 Respeitar a existência de várias sensibilidades estéticas e artísticas, formando a sua opinião com sentido crítico.
A3 Assumir a própria sexualidade aceitando a complementaridade Homem/ Mulher e vivê-la como expressão responsável de amor
A4 Ser capaz de identificar, compreender e expressar as suas emoções, tendo em conta o contexto e os sentimentos dos outros.
A5 Reconhecer e aceitar as características da sua personalidade, mantendo uma atitude de aperfeiçoamento constante.
A6 Valorizar as próprias capacidades, superando limitações e adotando uma atitude positiva perante a vida.


Carácter

C1 Possuir e desenvolver um quadro de valores que são fruto de uma opção consciente.
C2 Ser capaz de formular e construir as suas próprias opções, assumindo-as com clareza.
C3 Mostrar-se responsável pelo seu desenvolvimento, colocando a si próprio objetivos de progressão pessoal
C4 Demonstrar empenho e vontade de agir, assumindo as suas responsabilidades em todos os projetos que enceta, estabelecendo prioridades e respeitando-as.
C5 Demonstrar perseverança nos momentos de dificuldade, procurando ultrapassá-los com optimismo.
C6 Ser consequente com as opções que toma, assumindo a responsabilidade pelos seus atos.

C7 Ser consistente e convicto na defesa das suas ideias e valores.
C8 Dar testemunho, agindo em coerência com o seu sistema de valores.



Espiritual

E1 Conhecer e compreender o modo como Deus se deu a conhecer à humanidade, propondo-lhe um Projeto de Felicidade Plena (História da Salvação).
E2 Conhecer em profundidade a mensagem e a proposta de Jesus Cristo (Mistério da Encarnação e Mistério Pascal).
E3 Reconhecer que a pertença à Igreja é um sinal de Deus no mundo de hoje (Igreja Sacramento Universal de Salvação).
E4 Aprofundar os hábitos de oração pessoal e assumir-se como membro ativo da Igreja na celebração comunitária.
E5 Integrar na sua vida os valores do Evangelho, vivendo as propostas da Igreja.
E6 Conhecer as principais religiões distinguindo e valorizando a identidade da Igreja Católica.
E7 Testemunhar que a presença de Deus no mundo dignifica a vida humana e a Natureza.
E8
Viver o compromisso Cristão como missão no mundo em todas as dimensões (humanas, sociais, económicas, culturais e políticas).

Intelectual

I1 Procurar de forma ativa e continuada novos saberes e vivências, como forma de contribuir para o seu crescimento pessoal.
I2 Conhecer e utilizar formas adequadas de recolha e tratamento de informação e, dentro dessas, distinguir o essencial do acessório.
I3 Definir o seu itinerário de formação preocupando-se em mantê-lo atualizado.
I4 Adaptar-se e superar novas situações, avaliando-as à luz de experiências anteriores e conhecimentos adquiridos.
I5 Analisar os problemas de forma crítica, sugerindo e aplicando estratégias de resolução dos mesmos.
I6 Ser capaz de utilizar conhecimentos, perceções e intuições na criação de novas ideias e obras, mantendo um espírito aberto e inovador.
I7 Expressar ideias e emoções de forma lógica e criativa, adaptada ao(s) destinatário(s) e utilizando os meios adequados.



Social

S1 Conhecer e exercer os seus direitos e deveres enquanto cidadão.
S2 Participar ativa e conscientemente nos vários espaços sociais onde se insere, intervindo de uma forma informada, respeitadora e construtiva.
S3 Respeitar as regras democráticas e assumir como suas as decisões tomadas coletivamente.
S4 Assumir que é parte da sociedade onde se insere, agindo numa perspetiva de serviço libertador e de construção de futuro. 
S5 Usar de empatia na forma de comunicar com os outros, demonstrando tolerância e respeito perante outros pontos de vista.
S6 Mostrar capacidade de relacionamento e trabalho em equipa, contribuindo ativamente para o sucesso do coletivo através do desempenho com competência do seu papel.
S7 Assumir papéis de liderança, de forma equilibrada, tendo em conta as suas necessidades e as do grupo.