Como vivem as atividades?

A Caminhada é o nome que se dá a um projeto feito pelos Caminheiros. A Caminhada é do Clã, por isso deve ter a participação de todos os Caminheiros, em todas as suas etapas. Esta é uma excelente oportunidade de cresceres, aprenderes e te divertires. Atreve-te, sê ousado, sê exigente, aventura-te!

A Caminhada do Clã tem o tamanho dos sonhos dos Caminheiros que a compõem.


Elaborar uma Caminhada.

Para elaborares uma Caminhada tens que estar ciente dos seguintes passos que a constituem, nos quais terás sempre um papel, podendo ser chamado em qualquer altura para te pronunciares em maior ou menor grau:

Começa com a Idealização do que pretendes fazer, seguido pelo Diálogo que deverás ter em Tribo, para poderes tanto entusiasmar como ficar entusiasmado, com as ideias postas em comum; por uma questão prática, antes mesmo da idealização da Caminhada, talvez seja adequado escolher-se em Clã qual a duração do período que se pretende para a sua realização.

Depois da idealização e do vosso diálogo ter chegado a um consenso, preparem-se para apresentar a ideia da Tribo ao Clã – podem aqui dar largas à vossa imaginação e originalidade. Afinal, tudo é um Jogo!

A Escolha da Caminhada é feita em Conselho de Clã, onde todas as tribos fazem essa mesma apresentação, e onde discutem as vossas propostas  e decidem qual delas tem ‘pernas para andar’ e mais satisfaz as ambições do Clã;

Também o Enriquecimento poderá ser feito em Conselho de Clã, numa primeira fase, embora o Conselho de Guias de Tribo seja mais adequado para o efeito, por poder gerir melhor, através do sistema de patrulhas, a intervenção de todos na organização da Caminhada. 

A Organização é feita por todos, em Comissões Técnicas ou individualmente, consoante o cargo e as tarefas que cada um assumiu, sendo uma ótima oportunidade para desenvolveres o teu progresso individual

Chegou a hora de viver a parte mais visível da Caminhada que ajudaste a escolher e a criar – a Realização

Depois, é altura da Avaliação, com a tua análise pessoal partilhada em Tribo e depois em Clã. Não se trata apenas de um momento para dizer ‘o que correu mal’, mas também a ocasião para valorizar tudo aquilo que foi bem feito, bem preparado e bem vivido.

E por isso, a Caminhada termina com a Celebração, onde o Clã põe em comum as suas vivências e o progresso de cada um, num ambiente festivo e de intimidade. Não raras vezes acontece que, nesta Festa, surgem espontaneamente ideias e vontades que podem dar origem a um novo rumo e a uma nova Caminhada de Clã, tornando-se assim numa espiral de evolução onde, ao recomeçares este processo, estarás num nível superior de gozo, de empenho e maturidade.

Participa na Caminhada!

Tens de identificar os aspetos e assuntos da Caminhada que te interessam, que queres aprender ou desenvolver, de modo a te propores fazê-los quando houver a distribuição de tarefas no Clã. Por vezes, terás que realizar tarefas que ninguém pediu, mas que são necessárias para a realização da Caminhada. 

A Caminhada será verdadeiramente tua, se te empenhares ao máximo da tua disponibilidade.


A Caminhada, uma construção coletiva!

A Caminhada terá êxito se, em Clã e em Tribo, cada um de vós sentir confiança nos outros Caminheiros. Deverá também ser tido em conta os desejos de todos. Sem dúvida, será necessário negociar, fazer compromissos, encontrar ideias comuns. É essencial, de modo a que cada um tenha espaço para crescer.


A Caminhada é o teu motor de progressão pessoal!

Não esqueças os teus objetivos pessoais, bem como os objetivos educativos que escolheste e delineaste no teu PPV (tanto na parte aberta como na fechada). Propõe alguns dos teus objetivos, de modo a integrá-los na Caminhada. Esta servirá também para te permitir adquirir novos conhecimentos, novas competências, novas atitudes. Aproveita!


O Caminho não será sempre direito

A Caminhada terá altos e baixos, curvas e contra-curvas, até mesmo paragens. Poderá ser desencorajante, mas estes momentos fazem parte da Caminhada. Ultrapassá-los far-te-á mais forte. A ti e ao Clã.


O Caminho será movimentado

Na tua tribo e Clã viverás momentos de entusiasmo e de satisfação, mas também desacordos, desacertos e falta de motivação. Tudo isto faz parte do Caminho, tendo presente que as coisas, por si, não são boas nem são más: encara-as como oportunidades para crescer, que têm o valor que lhes quiseres dar. Quantas vezes algo que te parece negativo num momento, se revela de grande valor positivo, mais tarde. Mas o importante é analisar as coisas e discutir em Tribo ou Clã o que for de discutir, pois só assim encontrarão em conjunto uma solução.