Como se organizam os Caminheiros?

O  Clã…

Pondo em funcionamento o Sistema de Patrulhas como nas restantes secções, os Caminheiros são organizados em Tribos que, por sua vez, juntamente com a Equipa de Animação, constituem o Clã

São jovens de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 22 anos.

A equipa de animação é constituída por dirigentes que se relacionarão contigo de forma diferente das outras secções, pois são todos adultos. Assim, a sua postura perante ti será a de um irmão mais velho, alguém que não ’faz por ti’ mas te orienta, alguém que te ouve mas não condiciona, alguém que te suporta nas tuas dúvidas, alguém que está próximo de ti mas te dá espaço para seres tu mesmo. O seu papel será sobretudo o de ‘facilitador’ nesta passagem para a tua vida adulta autónoma.


A Tribo…

Quando entras no Clã és integrado numa Tribo.

Uma Tribo é formada por 4 a 8 jovens, de ambos os sexos e de diferentes idades.

Cada Tribo tem um Patrono, uma individualidade escolhida pelos seus elementos, que a identifica e distingue dentro do Clã. O patrono da Tribo deve ser um santo da Igreja, um benemérito da Humanidade ou um herói nacional, com o qual a Tribo se identifique, conheça a sua vida e a siga como exemplo

No Albergue (sede do Clã) cada Tribo deve ter o seu Canto, sempre que possível, decorado por ti e pelos outros elementos, onde se reúnem e onde podem guardar os vossos materiais. 

Os elementos da Tribo elegem um Guia de Tribo - a pessoa que faz a ligação à Equipa de Animação e representa a tribo no Conselho de Guias de Tribo.

O Guia de Tribo nomeia o Sub-Guia de Tribo; e os restantes cargos ou funções, essenciais ao bom funcionamento da tribo, são atribuídos aos restantes elementos de acordo com o perfil, competências e objetivos de cada um.

Outro cargo que poderá existir no Clã é o de Guia de Clã. Este é mais um elo de ligação entre as Tribos e a Equipa de Animação, exercendo funções de liderança e de aconselhamento. Para além disto, representa todo o Clã e coopera com todos os Chefes de Tribo na interpretação das dificuldades e valências de cada um dos elementos. 

Deve ser eleito, por voto secreto individual, em Conselho de Clã, pelo seu exemplo e responsabilidade demonstrada. O seu mandato termina no final do ano escutista no decorrer do qual foi eleito, mas pode ser interrompido por decisão do próprio ou por determinação do Conselho de Guias de Tribo. 

A sua existência não é obrigatória.

Os Caminheiros, como se estão a preparar de forma prática para a vida na sociedade, são ainda chamados a experimentar mais dois cargos específicos: Secretário de Clã e Tesoureiro de Clã. Estes cargos devem também ser atribuídos em Conselho de Clã.



Reuniões da Tribo – Os elementos da Tribo reúnem no Albergue, ou noutro local à escolha, desde que seja adequado ao que se pretende, sob a coordenação do Guia de Tribo ou do Sub-Guia, para tratar de assuntos relativos aos interesses individuais de cada Caminheiro ou da Tribo. As decisões são tomadas democraticamente. Estas Reuniões de Tribo acontecem sempre que for necessário, no mínimo semanalmente.


Conselho de Guias – Reúne os Guias de Tribo, juntamente com o Chefe de Clã. Podem também participar Sub-Guias e restantes elementos da Equipa de Animação. O Conselho de Guias é uma reunião que deverá acontecer, pelo menos, quinzenalmente. Este Conselho é responsável pela resolução dos problemas e assuntos gerais do Clã. É aqui que se tomam as decisões mais importantes da vida do Clã e onde os Guias de Tribo transmitem a opinião e ideias da Tribo aos restantes presentes. Também é neste Conselho que o Guia recebe as informações para levar para a sua Tribo. 

Este Conselho é dirigido pelo Guia de Clã. Quando este não está designado, quem dirige a reunião é um Guia de Tribo escolhido para o efeito, devendo esta tarefa ser assumida rotativamente entre os elementos do Conselho, de reunião para reunião.

Durante este Conselho, deve haver um elemento que exerça a função de secretário, para que todas as decisões fiquem devidamente registadas. Esta deve ser também uma função rotativa entre todos os membros. 


Conselho de Clã – Reúne todos os elementos do Clã: os Caminheiros, Noviços, Aspirantes e toda a Equipa de Animação. É nessa ocasião que se tomam algumas decisões importantes, tais como a apresentação e escolha da Caminhada, e se procede à sua avaliação. É o momento de dar sugestões para melhoria do andamento do Clã; é onde se discutem as necessidades que o Clã tem, enquanto ‘um todo’, para poder levar a cabo alguma tarefa determinada. 

Os Caminheiros investidos têm voto deliberativo, enquanto os Noviços e Aspirantes têm voto consultivo.

O Chefe de Clã apenas tem direito de veto.