A Partida

É hora de Partir, se sentes que estás preparado para continuar o teu caminho. 

A vivência da 4.ª Secção foi, de certeza, extremamente rica e importante no teu crescimento e, por isso mesmo, na hora de Partir, tu consegues sentir que chegou o teu momento. 

É certo que a IV Secção termina quando o escuteiro perfaz os 22 anos… mas também é certo de que aqui não se trata tão-somente de uma questão de idade, ou apenas de ‘largar o Clã’. 

A proposta educativa da última secção do CNE envolve um crescimento individual e em grupo, interior e exterior, prático e teórico, que em mais nenhuma secção é possível de alcançar. O facto de já te encontrares na idade adulta e em momentos de muitas escolhas e decisões na tua vida, permite-te aceitar as propostas de crescimento de forma mais ousada, sem medo.

Nas agruras e alegrias do teu Caminho, há sem dúvida crescimento individual e em Clã. Muitas foram as aprendizagens – não só técnicas ou escutistas, mas – de vida! Agora, é tempo de partir!

Partir é muito mais do que deixar o Clã… é ser validado por ele.

Partir é um ato de maturidade, assumido por ti em plena consciência.

Partir é mostrar que sim, que se é capaz, que se cresceu e que está na hora de dar mais aos outros, tal como se recebeu até agora. 

Se optares por ficar no movimento terás, certamente, a oportunidade de partilhar com os escuteiros tudo o que aprendeste e viveste;

...mas se optares por sair, terás também, certamente, muitas outras oportunidades para dar mais de ti! Há toda uma comunidade à espera do contributo de quem o quer dar. Após esta etapa de crescimento para a vida, tu, Caminheiro que partes, estás preparado, disponível e atento a tudo aquilo que te apela a ser mais, a dar mais, alargando sempre os teus horizontes, como tão bem aprendeste a fazer na 4.ª Secção.

A resistência a esta Partida pode ocorrer... 

É normal, é humano custar-nos deixar algo de que gostamos tanto e que sempre nos fez tão bem. Mas é nesta ocasião que poderás, mais uma vez, pôr em prática a tua vivência do despojamento, da noção da mochila que sempre te acompanha com o mínimo indispensável para a caminhada e que te permite a despojada mobilidade, da vara que te relembra a opção da escolha do caminho que tens de fazer, da tenda que é levantada para logo ser montada noutro lugar. 

A Partida é assim, um passo em frente no teu crescimento pessoal, acrescido da necessidade de te despojares da vivência em Clã, a família que sempre te acompanhou enquanto Caminheiro, encerrando um capítulo importante da tua vida e dando espaço para que outros aprendam no teu lugar.